REFLEXÕES

"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam(...)Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual sua visão de mundo". Leonardo Boff
Citação de abertura no livro da LEIA CASSOL - O ÚLTIMO GUARDIÃO!

"...Chegamos então, ao ensino da literatura e da poesia.Elas não devem ser consideradas como secundárias e não essenciais.A literatura é para os adolescentes uma escola de vida e um meio para se adquirir conhecimentos.As ciências sociais vêem categorias e não indivíduos sujeitos a emoções, paixões e desejos.A literatura, ao contrário, como nos grandes romances de Tolstoi, aborda o meio social, o familiar, o histórico e o concreto das relações humanas com uma força extraordinária..." Os sete saberes necessários a educação do futuro. Edgar Morin. http://www2.ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf



PROJETOS DESENVOLVIDOS / 1998 - 2008


AQUI ESTAREI POSTANDO ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS EM SALA DE AULA COM VARIAS TURMAS E ESCOLAS POR ONDE PASSEI.
ESTOU PENSANDO AINDA COMO COLOCAR O MATERIAL QUE JA TENHO REGISTRO, POIS TENHO MUITAS FOTOS, PORÉM, NÃO TENHO DIREITO DE IMAGEM. ESTOU PENSANDO AINDA. TALVEZ APENAS REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS...ENFIM. VOU AMADURECER A IDÉIA. FIQUEM LIGADOS.

1998 - PROJETOS! O QUE É ISTO? A 1ª EXPERIÊNCIA.

Trabalhava em uma escola particular.  Na verdade minha vida profissional se PROFISSIONALIZOU ali. Foi neste espaço, com aquela SUPERVISORA E AQUELE GRUPO que me tornei EDUCADORA.

Eu e uma colega tínhamos um trabalho DIFERECIADO e já ORGANIZADO de dois anos atrás na qual desenvolvíamos um curriculo OCULTO que privilegiava o ASSUNTO SOBRE ANIMAIS vertebrados e invertebrados. Dava muito certo porque na faixa etária que trabalhávamos, a gurizada gostava muito de bichos e eram COMO HOJE, MUITO CURIOSOS. Nosso planejamento sem querer fechava com o grupo de crianças que trabalhávamos. Como envolvia a pesquisa e a manipulação de experiencias, conseguíamos que nossas aulas fossem prazerosas para eles e para nós. Mesmo que neste entremeio houvesse a AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA, A REPROVAÇÃO COMO FATOR DE PRIORIDADE EM UMA ESCOLA DE QUALIDADE - afinal nem todos davam conta - O PARECER DESCRITIVO, DETALHADO E QUE GERAVA DOR FÍSICA AO FINAL DO TRIMESTRE - tenho um calo no dedo até hoje de tanto escrever á mão, pois não tinha computador a diposição naquela época.

Bom, a turma em questão foi um desafio. Até então meu trabalho era em conjunto. A partir do momento em que nos foi pedido que pensássemos em PROJETOS e elencássemos na turma O QUE GOSTARIAM DE APRENDER fui lançada no vazio da INCERTEZA e comecei a trilhar meu próprio APRENDIZADO.

FOI A PARTIR DAÍ QUE ME AVENTUREI A PENSAR POR MINHA PRÓPRIA CONTA UMA ESCOLA DIFERENTE.


1998 - AINDA Tivemos uma formação na áre da informática educacional ( ver Léa Fagundes UFRGS) e foi por esta entrada que me identifiquei. Através da informática que as coisas começaram a ter um outro VISUAL, abriram-se um mundo de possibilidades. Se falava em PRJETOS DE APRENDIZAGEM na qual se dava vez aos alunos de elencarem suas dúvidas. Isso gerava na turma vários assuntos a serem pesquisados e formavam-se grupos de estudo. Naquele ano foram cinco assuntos diferentes:
*Como se formam as ondas do mar?
*Quantas espécies de animais tem no mundo?
*Como surgiu o mundo?
*
*
Paralelo a isto, meus alunos tinham acesso a informações do mundo, e isso contribuiu bastante para que AMPLIASSE minha concepção de EDUCAÇÃO.
Um deles um dia me perguntou: " Tu tens assinatura de revista? NÃO! E de jornal? Também não! Como que tu prepara tuas aulas?"
GENTE! Foi tão forte que guardei até hoje. Ele anda por aí - já bem mais velho - uma "bella persona": um ser humano maravilhoso, pelo que acompanho na internet. Ele, desde bem pequeno ja sabia o que queria e correu em busca de seu sonho - alcançou. Foi com ele e seu grupo formado em torno de uma curiosidade que eu LITERALMENTE VIAJEI MUNDO Á FORA.Era um grupo heterogeneo, nao combinavam em quase nada os quatro, mas tiveram o mesmo INTERESSE, e EU " CORRI O MUNDO COM OS ANIMAIS SELVAGENS". Se ele e os demais lerem isto, acredito que irão se reconhecer nestas palavras.

Naquele ano pesquisamos muito - aprendemos muito - descobrimos coisas inimagináveis e LEMOS DEMAIS. Li para eles o livro da viagem da Família Schürmann - e os lugares por onde eles passaram.

Já aí tinha a certeza da importância da LEITURA para formar LEITORES COMPETENTES e ESCRITORES FANTÁSTICOS. Tenho seu texto guardado comigo. Um dia ainda publico.
Muito importante esta experiência como FORMADORA na minha trajetória docente, pois foi a partir dela que RENOVEI MEUS CONCEITOS E PRÉ CONCEITOS com relação ao ENSINAR E APRENDER
1999 - Minha filha nasceu

2000 até 2004- Fiquei na SUPERVISÃO

2004 - PENSANDO A GENTE TEM IDEIAS
Entrando em outra escola particular em meados de maio, tive que tirar um coelho da cartola. INICIAR UM TRABALHO com uma turma em que a primeira professora havia saído e RESSIGNIFICAR para aquele grupo de alunos UMA ALFABETIZAÇÃO ENCANTADORA.

Peguei uma experiência pré-pronta pois ja estávamos em final de maio - PRECISAVA TRILHAR UM CAMINHO MEIO CONHECIDO E AMPLIAR A PARTIR DALI. Escolhi como referência o livro AS MEMORIAS DE MORGANA, de Audrey Muillaert - Ed Ática.

Fizemos a linha do tempo da HISTÓRIA DA HUMANIDADE e PESQUISAMOS SOBRE PRÉ-HISTORIA, DINOSSAUROS, CASTELOS, EGITO, DESCOBRIMENTO DO BRASIL, HOMEM NA LUA E SUAS INVENÇÕES - Enfim, foi uma VIAGEM DE NOVO PELO MUNDO Á FORA. Com crianças de 7 anos. O CURRÍCULO? CAI POR TERRA NESTE CONTEXTO. AS APRENDIZAGENS vão se significando no nível de compreensão dos alunos naquela etapa da vida. E foram muitas aprendizagens.
LIVROS ... MUITOS LIVROS:

A Centopeia que pensava, de Herbert de Souza

Reginaldo, o Tiranossauro

Lendas da Grécia - Minotauro e Icaro

E muitos outros sempre de acordo com o que estávamos estudando.

Érica e a Monalisa

E dái para adiante posso dizer que as coisas começaram a mudar e eu FUNDAMENTEI MINHA PRÁTICA. Agora sim começa a ser UM PROJETO PEDAGÓGICO, porém ainda falta ser INDIVIDUALIZADO NO GRUPO, ou seja DECIDIR QUEM QUER FAZER E APRENDER O QUÊ? Porém, nas Series Iniciais, um projeto coletivo em que o EDUCADOR ORGANIZA o que daquele grupo inteiro vamos ESCOLHER para TODOS TRABALHAREM, se FAZ NECESSÁRIO A MEDIDA EM QUE UM PROFESSOR SOZINHO, NO MEU ENTENDIMENTO, NÃO DÁ CONTA DE TODAS AS ÁREAS QUE APARECEM PARA DESENVOLVER VÁRIOS PROJETOS DE PESQUISA AO MESMO TEMPO. MESMO QUE AS CRIANÇAS TENHAM AUTONOMIA PARA BUSCAR AS RESPOSTAS QUE NECESSITAM, É PRECISO UMA COMPRENSÃO MUITO GRANDE A CERCA DE UMA INFINIDADE DE ASSUNTOS.
OK. PODEMOS TRAZER PESSOAS PARA FALAR SOBRE OS ASSUNTOS, MAS ISTO DEMANDA TAMBÉM CONHECIMENTO. POSSO FAZER ESTE MESMO MOVIMENTO A PARTIR DO MOMENTO QUE VOU EXPLORANDO NO GRUPO E ORIENTANDO OS PASSOS, SOLICITANDO AJUDA.
 
2005 - ALFABETIZARÉ ENCANTAR
 
Baseado no livro  A MOCHILA DA CAMILA. Alfabetizei meus alunos a partir das palavras do título.
E aqui também os animais estiveram presentes...CONTINUEI TRILHANDO POR CAMINHOS CONHECIDOS...INOVANDO MAS ACABANDO POR ANDAR EM ÁGUAS RASAS.
Foi um ano de descobertas interessantes e um olhar no LOCAL. RETORNO DE NOSSAS PESQUISAS QUE ANDARAM PELO MUNDO NOVAMENTE, PORÉM CHEGARAM EM UM PRODUTO FINAL LOCAL - A ALPA - antiga Associação Leopoldense de Proteção aos Animais - ANTES DE VIRAR O QUE VIROU.
Visita da Autora na escola e CONVITE PARA PUBLICAR O TRABALHO NA FEIRA DO LIVRO DE POA - VITRINE DA LEITURA. No mesmo ano PUBLIQUEI em um CONGRESSO da Futuro Eventos em POA como relato de experiência.
Os textos QUALIFICARAM MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA E FIZERAM REFLETIR SOBRE ELA.
 















2007 - TURBINADO, O FUSCA ROSADO
 
Baseado no livro O FUSCA COR-DE-ROSA, de Caio Riter
Este sim: foi construido coletivamente com a intervenção direta dos alunos e quebrando meus PARADIGMAS. Uma turma e tanto de meninas e meninos. MAS AINDA: UM PROJETO PARA TODOS, PORÉM COM AUXÍLIO DAS ÁREAS DA PSICOMOTRICIDADE, DA FÍSICA, ENFIM, DE OUTROS PROFISSIONAIS QUE CONSEGUIRIAM AUXILIAR MEUS ALUNOS ONDE MEU CONHECIMENTO NÃO ALCANÇAVA.