Autor: Caio Riter
Auditório da escola Gusmão Brito
O autor e muitas provocações...
Mitos existentes com relação a leitura:
a) utilizar a literatura somente como fonte de prazer;
b) falou sobre o erro metodológico, afirmando que os professores, em sua grande maioria, não conseguem formar leitores literários através da metodologia que utilizam;
c) o livro não é tão caro quanto afirmamos ser.
Funções da leitura:
* Leitura como deleite, prazer, não apenas o prazer fruitivo, mas como entretenimento;
* Leitura como reflexão, ensinamento, com o objetivo de lançar outros olhares sobre o universo que nos cerca, ampliando as possibilidades de conhecimento;
* Leitura como processo de transformação, para que após a leitura possamos sair renovados, diferentes, modificados.
Ele ainda falou sobre critérios de escolha dos livros (de ideologia conservadora e de ideologia emancipatória), bem como sobre a metodologia a ser utilizada para desenvolver roteiros de leitura, obedecendo etapas como: motivação; leitura em si, propondo chaves de leitura (prestem atenção em...); exploração da leitura, com atividades que permitam despertar caminhos e possibilidades de entendimento do texto lido; extrapolação.
A outra dupla dinâmica e minhas vizinhas ainda hehehe
Carlinha e Niandra
O pessoal compenetrado
Lucinda matando a saudade da Sandrinha
2° ENCONTRO G1 e G2
Discussão em grande grupo:
Quais são as diferenças que se estabelecem entre os modos de falar e de escrever?
Por que motivos ocorrem tais variações?
Como contextualizar e compreender os modos de falar e de escrever nos ambientes de sala de aula?
Como ajudar os alunos a perceber essas diferença?
Realizar provocações para que pensem sobre a língua falada como uma língua em movimento.
Vídeos Modos de falar e modos de escrever Capaz - Kleiton e Cledir bem gauchês!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, sua sugestão.Será bem vinda