REFLEXÕES

"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam(...)Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual sua visão de mundo". Leonardo Boff
Citação de abertura no livro da LEIA CASSOL - O ÚLTIMO GUARDIÃO!

"...Chegamos então, ao ensino da literatura e da poesia.Elas não devem ser consideradas como secundárias e não essenciais.A literatura é para os adolescentes uma escola de vida e um meio para se adquirir conhecimentos.As ciências sociais vêem categorias e não indivíduos sujeitos a emoções, paixões e desejos.A literatura, ao contrário, como nos grandes romances de Tolstoi, aborda o meio social, o familiar, o histórico e o concreto das relações humanas com uma força extraordinária..." Os sete saberes necessários a educação do futuro. Edgar Morin. http://www2.ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf



ENCONTROS G1 - 7° FASCÍCULO

1° ENCONTRO - Todos os grupos
Autor: Caio Riter
Auditório da escola Gusmão Brito

O autor e muitas provocações...

Mitos existentes com relação a leitura:

a) utilizar a literatura somente como fonte de prazer;
b) falou sobre o erro metodológico, afirmando que os professores, em sua grande maioria, não conseguem formar leitores literários através da metodologia que utilizam;
c) o livro não é tão caro quanto afirmamos ser
.

Funções da leitura:

* Leitura como deleite, prazer, não apenas o prazer fruitivo, mas como entretenimento;

* Leitura como reflexão, ensinamento, com o objetivo de lançar outros olhares sobre o universo que nos cerca, ampliando as possibilidades de conhecimento;

* Leitura como processo de transformação, para que após a leitura possamos sair renovados, diferentes, modificados.


Ele ainda falou sobre critérios de escolha dos livros (de ideologia conservadora e de ideologia emancipatória), bem como sobre a metodologia a ser utilizada para desenvolver roteiros de leitura, obedecendo etapas como: motivação; leitura em si, propondo chaves de leitura (prestem atenção em...); exploração da leitura, com atividades que permitam despertar caminhos e possibilidades de entendimento do texto lido; extrapolação.




A outra dupla dinâmica e minhas vizinhas ainda hehehe
Carlinha e Niandra


O pessoal compenetrado


Lucinda matando a saudade da Sandrinha

2° ENCONTRO G1 e G2


Discussão em grande grupo:


Quais são as diferenças que se estabelecem entre os modos de falar e de escrever?

Por que motivos ocorrem tais variações?

Como contextualizar e compreender os modos de falar e de escrever nos ambientes de sala de aula?

Como ajudar os alunos a perceber essas diferença?

Realizar provocações para que pensem sobre a língua falada como uma língua em movimento.


Vídeos Modos de falar e modos de escrever Capaz - Kleiton e Cledir bem gauchês!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, sua sugestão.Será bem vinda