I FASCICULO - CAPACIDADES LINGUÍSTICAS: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Este fasciculo nos traz a contribuição da definição sobre alfabetização e letramento; quais os eixos necessarios à apropriação do sistema de escrita e os Principios do Sistema de Escrita Alfabetica (SEA)
GRUPO 1 - SEGUNDAS (TARDE)
Iniciamos na Camara de Vereadores. Um pouco mal acomodadas...Depois fomos pro COL e melhorou consideravelmente.
Além disso é um grupo participativo, que contribui com comentários, divide e reflete juntos. Estamos iniciando a caminhada.Temos muito pela frente!
REFLEXÕES
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam(...)Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual sua visão de mundo". Leonardo Boff
Citação de abertura no livro da LEIA CASSOL - O ÚLTIMO GUARDIÃO!
"...Chegamos então, ao ensino da literatura e da poesia.Elas não devem ser consideradas como secundárias e não essenciais.A literatura é para os adolescentes uma escola de vida e um meio para se adquirir conhecimentos.As ciências sociais vêem categorias e não indivíduos sujeitos a emoções, paixões e desejos.A literatura, ao contrário, como nos grandes romances de Tolstoi, aborda o meio social, o familiar, o histórico e o concreto das relações humanas com uma força extraordinária..." Os sete saberes necessários a educação do futuro. Edgar Morin. http://www2.ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf
Citação de abertura no livro da LEIA CASSOL - O ÚLTIMO GUARDIÃO!
"...Chegamos então, ao ensino da literatura e da poesia.Elas não devem ser consideradas como secundárias e não essenciais.A literatura é para os adolescentes uma escola de vida e um meio para se adquirir conhecimentos.As ciências sociais vêem categorias e não indivíduos sujeitos a emoções, paixões e desejos.A literatura, ao contrário, como nos grandes romances de Tolstoi, aborda o meio social, o familiar, o histórico e o concreto das relações humanas com uma força extraordinária..." Os sete saberes necessários a educação do futuro. Edgar Morin. http://www2.ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf