REFLEXÕES

"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam(...)Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual sua visão de mundo". Leonardo Boff
Citação de abertura no livro da LEIA CASSOL - O ÚLTIMO GUARDIÃO!

"...Chegamos então, ao ensino da literatura e da poesia.Elas não devem ser consideradas como secundárias e não essenciais.A literatura é para os adolescentes uma escola de vida e um meio para se adquirir conhecimentos.As ciências sociais vêem categorias e não indivíduos sujeitos a emoções, paixões e desejos.A literatura, ao contrário, como nos grandes romances de Tolstoi, aborda o meio social, o familiar, o histórico e o concreto das relações humanas com uma força extraordinária..." Os sete saberes necessários a educação do futuro. Edgar Morin. http://www2.ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf



OUTUBRO 2010 -PARABÉNS PELO DIA DO PROFESSOR

Não poderia deixar de registrar neste dia uma reflexão sobre a educação...
Vou me atrever a escrever algumas linhas, fruto das minhas idéias...

AOS MEUS QUERIDOS AMIGOS E EDUCADORES.

O símbolo da justiça é uma moça bonita, vendada nos olhos com uma espada em uma das mãos e uma balança na outra. Qual seria o símbolo da educação? Perguntaram-me certo dia que imagem eu faria. Na hora  veio-me a mente a silhueta de uma velha senhora, matrapilha, de vestes enrugadas, grandes e sujas, apoiada em um cajado torto, cansada!

Podem os mais céticos dizer: Nossa! Quanta amargura!Não tens esperança alguma?

 E lhes direi: "Com certeza!Sou uma sonhadora! Olhe bem de perto. Não veja apenas a figura em seu contorno. Encare-a de frente!"

O que vês?

As marcas de quem passou pela vida, sofreu com as agruras dos dias, tropeçou no caminho, ergueu-se com bravura, lutou com honestidade, amou com fervura, criou laços, enfrentou todas as estações, com suas delícias e suas intempéries, e que, olhando mais atentamente, diretamente nos olhos, mantém até o fim dos seus dias,o brilho, a crença de que, só quem educa edifica o mundo e constrói, através dos seus atos, uma humanidade melhor!

Não tenho caminho novo, o que eu tenho de novo, é o jeito de caminhar...Sempre!

PARABÉNS A TODOS OS EDUCADORES, COM QUEM CONVIVI E CONVIVO, POR ISSO HOJE SOU!
 
 
A ESCOLA EM QUE EU ACREDITO...
 
Não tem portas, nem paredes, nem janelas, nem muros ou grades.
Não tem quadro, nem giz, nem classes, nem cadeiras...
Tem jardim!
Não tem hora, não tem sinal.
Tem tempo integral!
Tem momento de aprender com o tempo do dia...
Tem momento de aprender com a noite...
Tem momento de aprender o que o outro sabe...
Tem momento de ensinar o que eu sei...
Não tem conteúdo determinado.
Mas tem muita leitura....
Tem muito faz de conta....
Tem muita música....
Tem hora pra brincar de criar um mundo melhor...
Tem hora de viajar e de contar as estrelas do céu...
Tem encontro, tem partilha...
Tem curiosidade, tem pergunta, tem procura por solução.
Tem gente e tem bicho convivendo em harmonia.
Tem gente querendo ser mais gente.
Tem verdade, honestidade, olho no olho,
abraço e choro de emoção.
Tem luta por causas perdidas...
Tem amor, solidariedade, amizade e muita paixão!
Pra todo o dia inventar uma coisa e fazer ela acontecer de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, sua sugestão.Será bem vinda