REFLEXÕES

"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam(...)Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual sua visão de mundo". Leonardo Boff
Citação de abertura no livro da LEIA CASSOL - O ÚLTIMO GUARDIÃO!

"...Chegamos então, ao ensino da literatura e da poesia.Elas não devem ser consideradas como secundárias e não essenciais.A literatura é para os adolescentes uma escola de vida e um meio para se adquirir conhecimentos.As ciências sociais vêem categorias e não indivíduos sujeitos a emoções, paixões e desejos.A literatura, ao contrário, como nos grandes romances de Tolstoi, aborda o meio social, o familiar, o histórico e o concreto das relações humanas com uma força extraordinária..." Os sete saberes necessários a educação do futuro. Edgar Morin. http://www2.ufpa.br/ensinofts/artigo3/setesaberes.pdf



III FASCICULO - PLANEJAMENTO

III FASCICULO - ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO E O PLANEJAMENTO DE ENSINO


BOM RECOMEÇO!
E NADA MELHOR PARA INICIAR UM NOVO ANO LETIVO DO QUE PLANEJAR...

Planejar o trajeto,
planejar o percurso,
planejar para e com os envolvidos na caminhada...
Afinal, nada mais interessante do que curtir o rumo com todos os percalços, tropeços e surpresas que podem, e vão acontecer.
Se estivermos juntos, mas juntos mesmo, vai ser mais fácil CONTORNAR OU sorRIR das empreitadas e seguir em frente.
Que 2010 seja muitttoooo especial!

Iniciamos falando de PLANEJAMENTO.
LEITURA DELEITE? Aí vai!!! Um trechinho só pra dar gosto!!

"Martha Medeiros - Parem de falar mal da rotina"

"Parem de falar mal da rotina/parem com esta sina anunciada/de que tudo vai mal porque se repete."
Versos de Elisa Lucinda.
"Parece, mas não se repete/não pode repetir/é impossível/o ser é outro/o dia é outro/ a hora é outra/ e ninguém é tão exato."
Acordar, tomar banho, trabalhar, voltar pra casa...parece tédio, mas é apenas rotina, e a nossa rotina quem cria somos nos mesmos. Depende de nós testar percursos diferentes para chegar nos mesmos lugares, comer algo nunca antes provado, vestir uma cor que até então não nos atrevíamos, telefonar para um amigo sumido, ler um livro a séculos abandonado na estante, dançar sozinho no meio da sala. Rotinas podem ser reinventadas, rotinas podem ser quebradas, rotinas podem ser curtidas, rotinas são sempre escolhidas. reclamar delas é miopia: o alvo da crítica é, na verdade, nossa preguiça em fazer as coisas de outro modo, de arriscarmos umas diferenças..."


O pessoal voltou com ânimo. Esperamos com um lanchinho gostoso para adoçar nosso reencontro!
Acompanhem algumas fotos deste primeiro encontro com os grupos:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, sua sugestão.Será bem vinda